sábado, 5 de fevereiro de 2011

YUI - Biografia



YUI é uma artista de Pop e Rock Japonês (J-Pop/J-Rock, nascida em 26 de Março de 1987 em Fukuoka, no Japão. Ela canta, toca violão e também compõe as suas próprias canções. Apesar de ser relativamente desconhecida fora do Japão, ganhou algum reconhecimento internacional com a canção "LIFE", o quinto tema de encerramento juntamente com a canção "Rolling Star", na quinta abertura da popular série de anime Bleach,e atualmente na série de anime FullMetal Alchemist Brotherhood,com a musica "again".

Biografia
O seu primeiro álbum, From Me To You, foi lançado em 22 de Fevereiro de 2006 e recebeu excelentes críticas. O álbum foi um sucesso, alcançando a nona posição no top semanal de vendas no Japão. O single principal, "TOKYO", alcançou a quarta posição nas tabelas da MTV Japão.

Aos 16 anos, por recomendação de um amigo, começou a estudar música, violão e composição em uma escola privada de música na sua terra natal, Fukuoka. Desejando tornar-se profissional, ela pegou no violão e cantou em locais públicos como a costa de Shingu e no meio dos campos de arroz de Kaminofu.

Em Março de 2003, numa audição da Sony Music Japan, todos os juízes a avaliaram com a nota máxima, o que causou um frenesi entre as editoras. Na audição ela interpretou três temas - "Why Me", "It's happy line" e "I know" - apesar de ser permitido aos participantes cantar apenas duas músicas. Sentada no chão de pernas cruzadas, ela tocou violão e cantou. Os juízes e outras pessoas presentes afirmaram que "a atuação criou uma tremenda aura a partir da sua voz, e cativou os corações de toda a audiência".

Após trocar Fukuoka por Tóquio, YUI escreveu o tema "Feel My Soul". Ela planejava lançá-lo numa editora independente como homenagem à sua terra natal, quando a canção chegou aos ouvidos do produtor da TV Fuji, o Sr. Yamaguchi, que também viu a demo do video clip. Ele afirmou que a voz de YUI o fascinou de tal forma que foi ele próprio visitar o estúdio. Também criou um forte laço entre o seu drama de prime-time e o tema de estreia de YUI.

YUI também entrou num filme lançado em Junho de 2006 chamado Taiyou no Uta (タイヨウのうた, "Canção do Sol"), que participou no Festival de Cinema de Cannes.

Com o lançamento de GLORIA em 2010, YUI se tornou a segunda cantora/compositora, em sete anos, a ter quatro singles consecutivos (Summer Song, Again, It's all too much/Never say die e GLORIA) em primeiro lugar no Oricon, seguindo os passos de Utada Hikaru.

YUI escrevia poemas desde o ensino médio, mas foi aos 16 anos, que aconselhada pela mãe, decidiu investir na música, indo estudar em uma escola particular em Fukuoka, sua cidade natal.

Em Março de 2004, YUI participou de sua primeira audição na Sony Music Japan. Na ocasião, YUI cantou três canções: Why me, It’s Happy Line e I Know, encantando o júri e as 20.000 pessoas que acompanharam a audição, o que posteriormente lhe renderia um contrato com a gravadora.

O primeiro lançamento da cantora veio em 24 de Dezembro de 2004, o single It’s Happy Line, que além da faixa título, contou com outra música que YUI cantou em sua audição na Sony Music Japan: I Know. O single foi lançado pelo selo indie Leaflet Records e limitado a 2.000 cópias.

A estréia de YUI como major aconteceu no dia 23 de Fevereiro de 2005, com o single Feel My Soul, lançado pela Sony Music Japan. A faixa título era um tributo a sua cidade natal e foi utilizada no dorama Fukigen na Gene, juntamente com a música It’s Happy Line. O single vendeu mais de 100.000 cópias e conseguiu o oitavo lugar no ranking semanal da Oricon em sua semana de lançamento. Entre as quatro músicas do single, estava Why me, música que YUI cantou em sua primeira audição. Um dos grandes responsáveis pela rápida ascensão de YUI foi Mr. Yamaguchi, produtor da TV Fuji, que encantado com a música Feel My Soul, resolveu levar seu clipe a televisão.

Ainda em 2005, YUI lançaria mais dois singles: Tomorrow’s way, cuja faixa título foi tema do filme Hinokio, e LIFE, cuja faixa título foi utilizada como quinto encerramento do popular anime Bleach.

No início de 2006, mais dois lançamentos: o single TOKYO, e, finalmente, o álbum de estréia da cantora: From Me To You, ultrapassando as 200.000 cópias vendidas.

Nesse mesmo ano, YUI faria sua estréia como atriz no filme Taiyou no Uta, lançado no dia 17 de Junho de 2006. O filme teve algum sucesso, sendo exibido no Festival de Cinema de Cannes, na França, e com YUI recebendo o prêmio de atriz revelação no Japan Academy Prize.

Além de atuar como atriz no filme, seu sexto single Good-bye Days foi criado especificamente para o filme, com todas as músicas participando de sua trilha sonora. O single teve grande sucesso atingindo a terceira posição do ranking semanal da Oricon.

Nesse mesmo ano, YUI ainda lançaria mais um single: I Remember You, que também teve um bom número de vendas.

O ano de 2007 começou com o lançamento de mais um single: Rolling Star. Com uma pegada mais rock, mais uma vez uma música de YUI estaria presente na trilha sonora de Bleach, com a faixa título sendo escolhida como a quinta abertura do anime.

Seu próximo single, CHE.R.RY, teve sua faixa título utilizada como tema em um comercial da KDDI, empresa de telemarketing japonesa.

Em seguida, chegava à hora da cantora lançar seu segundo álbum: Can’t Buy My Love, atingindo a primeira posição do ranking semanal da Oricon por duas semanas seguidas. O álbum foi um verdadeiro sucesso, vendendo mais de 680.000 cópias.

O nono single de YUI, My Generation/Understand, mais uma vez alcançou o primeiro lugar no ranking da Oricon na semana de lançamento. A faixa My Generation foi utilizada como tema do dorama Seito Shokun!, enquanto Understand foi tema do filme Dog in a Sidecar.

Love & Truth décimo single da cantora, teve sua faixa utilizada como tema do filme Closed Note.

Em Novembro de 2007, foi lançado o primeiro DVD de YUI, intitulado Thank You My Teens. O DVD trazia um dos shows da segunda turnê de YUI. Ainda em Novembro, a cantora se apresentou no Nippon Budokan pela primeira vez, com todos os ingressos esgotados.

Em 27 de Fevereiro de 2008, YUI lançava Namidairo, seu décimo-primeiro single, cuja faixa título foi utilizada como tema do dorama 4 Shimai Tantei Dan.

Poucos dias depois do lançamento, um vídeo promocional de uma canção música era lançado: Laugh Away. A música, que foi utilizada como tema de um comercial da empresa Gilco, foi lançada como digital-single no dia 10 de Março de 2008.

Em 9 de Abril de 2008, YUI lançou seu terceiro álbum I Loved Yesterday, que mais uma vez chegou à primeira posição do ranking semanal da Oricon, vendendo mais de 400.000 cópias. A música Oh Yeah, décima faixa do álbum, foi utilizada como tema do programa Mezamashi TV. Em sua edição limitada, o álbum incluía um DVD, com PV’s de seus singles e o show do Nippon Budokan.

Seu próximo lançamento seria o single Summer Song, o primeiro de YUI a alcançar a primeira posição do ranking da Oricon sem ser utilizado como tema de algum filme, dorama, anime ou comercial.

Ainda em 2008, foi lançada a coletânea My Short Stories, uma compilação com B-Sides dos singles de YUI, atingindo a primeira posição do ranking da Oricon, e fazendo com que YUI repetisse o feito de Seiko Matsuda, com seu álbum Touch Me de 1984, tornando-se a segunda artista feminina a atingir o topo do ranking da Oricon com uma compilação de B-Sides. O álbum incluía ainda uma música inédita: I’ll Be.

Após esse lançamento, YUI decidiu tirar um descanso de sua carreira musical para repor as energias para seus próximos lançamentos. Durante essa pausa, a cantora ainda compôs a canção I Do It, para a banda Stereopony.

Depois de alguns meses de hiatus, YUI retornou com um novo single: Again, cuja faixa título foi utilizada como abertura para o anime Fullmetal Alchemist Brotherhood. Mais uma vez, o single alcançou o topo do ranking semanal da Oricon.

YUI ainda lançaria mais um single em 2009: It's All Too Much/Never Say Die, cujas músicas fizeram parte da trilha sonora da adaptação live action para o cinema do anime Kaiji. O single chegou ao primeiro lugar do ranking da Oricon mais uma vez.

Em 20 de Janeiro de 2010, YUI lançou seu novo single: Gloria. Com mais de 80.000 cópias vendidas em 1 semana, o single fez com que YUI novamente alcançasse o topo do ranking da Oricon, fazendo-a a terceira artista feminina a chegar à marca de 4 hits número 1 consecutivos, ao lado de Utada Hikaru e Ayumi Hamasaki.

Para celebrar seus 5 anos de carreira, YUI lançou recentemente um vídeo promocional da música Muffler, a B-Side do single Gloria.

Em 02 de Julho de 2010, YUI lançou mais outro single de sucesso, alcançando a posição de número 1 no ranking da Oricon na primeira Semana. Foi nesse single 'to Mother', que YUI acabou deixando de lado o violão, para criar uma música com melodia mais suave, utilizando o piano.

Após dois anos e três meses, YUI lançou o seu 5 º álbum "Holidays In The Sun". O álbum conseguiu ficar em 1ª lugar no Oricon, vendendo mais de 300 mil cópias. De acordo com o lançamento de "Holidays In The Sun" YUI comentou: "É realmente muito tempo desde o último álbum, e eu estou um pouco nervosa sobre isso (risos). Durante estes dois anos, para todas as pessoas, que me apoiaram, a todos os amigos e parentes e, mais do que qualquer coisa que os fãs, que foram antecipando minhas atividades - Eu estou tão cheia de gratidão. Muito obrigado! Este álbum tornou-se um registro com um grande número de memórias . É algo que eu sou orgulhosa. Eu ficaria muito feliz se todos gostarem!!"

Após o lançamento do álbum "Holidays in the Sun", YUI iniciou uma turnê nacional no Japão. A Tour teve ínicio no dia 12 de Setembro na cidade Ichihara no "City Convention Hall" e terminou em Tokyo no grande "Nippon Budokan" no dia 2 de Novembro. Durante esse período de apresentações, YUI anunciou que estava produzindo um novo single entitulado Rain, que foi lançado em 24 de novembro de 2010.

Em 26 de janeiro 2011 Yui lança mais um single, um single duplo entitulado It's My Life/Your Heaven sendo que a musica Your Heaven teve seu clipe filmado na Suiça, onde YUI se apresenta numa nova turne.

Perfil
Nome Artístico: YUI
Nome Verdadeiro: Yoshioka Yui
Data de Nascimento: 26 de Março de 1987
Altura: 1,55 m
Peso: 45 kg
Tipo de Sangue: AB
Signo: Aries
Hobbies: Filmes, ler, tocar guitarra acústica e badminton
Local Favorito: Praia de Shingu, o Mar de Niimiya

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management