terça-feira, 6 de julho de 2010

Asian Kung-Fu Generation - Biografia


Discografia
Letras
PV'S
DVD'S

Perfil
O ASIAN KUNG-FU GENERATION é uma das maiores bandas de indie rock do Japão do novo milênio. Seu estilo envolve letras emocionais, o agressivo estilo indie rock e uma pontinha de punk rock.

Agregando influências de bandas japonesas como THEE MICHELLE GUN ELEPHANT e NUMBER GIRL, a banda, que inicialmente tinha um pé no hardcore melódico e outro no rock alternativo, foi gradualmente amadurecendo seu som e expandindo seu repertório com músicas mais trabalhadas e melodiosas, tendo uma trajetória similar ao do eastern youth. No lado ocidental, ela pode ser comparada a bandas como Jimmy Eat World e Juliana Theory.

Biografia
O ASIAN KUNG-FU GENERATION foi formado em 1996 por três estudantes do meio musical da Universidade Kanto Gakuin: Masafumi Gotou (vocais e guitarra), Takahiro Yamada (baixo e vocal) e Kensuke Kita (guitarra e vocais). Pouco depois do trio se juntar, eles acabaram conhecendo o baterista Ijichi Kiyoshi, do mesmo círculo, e que, diferentemente dos outros membros, já tinha passado pela experiência de tocar em uma banda.

A banda se apresentou em lugares pequenos por anos, adquirindo experiência, o que levou ao lançamento de seu primeiro EP, um mini álbum de covers de músicas em inglês, em 2000. Este só foi vendido pela internet e nos locais onde aconteciam os shows. No ano seguinte, gravaram a primeira música em japonês, Konayuki, para estações de rádio. A música eventualmente foi parar nas mãos de um DJ famoso e começou a tocar sem parar graças a pedidos de ouvintes. A popularidade de Konayuki levou a banda a lançar um segundo álbum (o primeiro em japonês) e começar a fazer cada vez mais shows em Tóquio.

O ano em que a banda definitivamente se lançou foi 2003. Sucesso nas paradas da Oricon, apresentações em festivais e a ligação da banda a um anime de grande sucesso levou o ASIAN KUNG-FU GENERATION à fama. A banda assinou com a Ki/oon Records no fim de 2002 e o primeiro lançamento no selo, Houkai Amplifier, atingiu o primeiro lugar no High Line Record Sales (mais vendidos) e 35º posto na parada da Oricon.

Eles continuaram com apresentações em dois dos maiores festivais de música do Japão, FUJI ROCK, em Tóquio, e SUMMER SONIC, em Osaka. No outono do mesmo ano, eles fizeram alguns lançamentos, inclusive o do single Kimi to iu hana e do primeiro full-álbum Kimi tsunagi Five M.. Com a fama crescente, vieram os apelidos dados pelos fãs. A banda passou a ser conhecida também como Ajikan e AKFG. Para emplacar ainda mais, a faixa Haruka Kanata tornou-se tema do mega-famoso anime Naruto, possibilitando que a banda atingisse um público ainda maior.

O sucesso continuou em 2004 quando a banda foi nomeada "Melhor Artista Revelação" no Space Shower Music Video Awards. Ganharam também o prêmio de melhor vídeo com Kimi to iu hana. No mesmo ano, eles lançaram alguns de seus singles mais conhecidos: Loop&Loop, Rewrite (usado como o quarto tema de abertura do anime Full Metal Alchemist), Siren e Kimi no machi made. O ASIAN KUNG-FU GENERATION foi responsável também por um dos videoclipes mais bizarros do ano de 2004: nadadoras sincronizadas sendo perseguidas por lagostas gigantes em Kimi no Machi Made.

Ainda em 2004, o AKFG organizou o NANO-MUGEN FESTIVAL, um festival onde oito bandas indies se apresentavam em um único dia com o ASIAN KUNG-FU GENERATION como atração principal. O grupo fechou este ano bastante ocupado com o lançamento do Sol Fa, que chegou ao número um nas paradas major do Oricon e vendeu mais de 500.000 cópias.

Em 2005, a banda já lotava casas de shows em sua turnê chamada de Re:Re e seus lançamentos permaneciam por meses nas paradas da Oricon. O álbum lançado em 2006, Fanclub, se manteve por 2 meses no top 5, enquanto World Apart se tornou o primeiro single da banda a chegar na primeira posição. O Ajikan tornou-se uma das maiores bandas do Japão e foram até parodiados em um dos volumes do mangá Hellsing como membros do Vaticano.

Em outubro de 2006, a banda lançou Feedback File, seu primeiro álbum de compilações, contendo b-sides, performances ao vivo e velhas demos do início de sua carreira Em novembro, o grupo lançou o single Aru machi no gunjou, que foi tema do filme animado "Tekkon Kinkreet", do diretor Taiyou Matsumoto.

2007 foi um ano bem mais devagar, com apenas o lançamento do DVD Eizou sakuhinshuu 3 kan Tour Yoihai 2006-2007 em março e do décimo single da banda, After Dark, que foi utilizado na abertura do anime "BLEACH".

Em fevereiro de 2008, o AKFG lançou o single Korogaru iwa, kimi ni asa ga furu, que logo foi seguido pelo seu quarto álbum de inéditas World World World. Apesar da falta de aparições na mídia e do significativo intervalo entre seus lançamentos, o álbum conseguiu boa colocação na parada da Oricon em sua primeira semana, mas logo caiu nas semanas seguintes. Apenas alguns meses após o lançamento do álbum, a banda lançou o EP Imada mi nu ashita ni - ele continha músicas elaboradas no período anterior ao da gravação de World World World. No mesmo ano, em novembro, a banda ainda lançou um outro álbum, Surf bungaku kamakura.

2009 marcou a realização da primeira turnê por halls da banda, como também os lançamentos da quinta e sexta edição da série de DVDs "Eizou sakuhinshuu". Em julho, o grupo também organizou uma nova edição do evento NANO-MUGEN FESTIVAL, que contou com as bandas ocidentais Nada Surf, Farrah, Ben Folds e Hard-Fi, como também com nomes conhecidos da cena de rock japonesa, como UNICORN e STRAIGHTENER.

Membros:
Vocal, Guitarra: Masafumi Gotoh
Baixo, Vocal: Takahiro Yamada
Guitarra, Vocal: Kensuke Kita
Bateria: Kiyochi Ijichi

Fonte: www.jame-world.com

2 comentários:

  1. ai so para avisar precisao melhorar a parte de mp3 animes se quiserem posso passar umas musicas
    sou um dos parceiros de vcs me procurem no Animes D.O.N.B sou o Uzumaki Naruto

    ResponderExcluir

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management